Abaixo, dez características que tornam a pessoa um dono responsável:

26/07/2011 10:40

 

O que define um dono responsável? Quais as qualidades necessárias para ser considerado responsável?

 

1. Oferecer alimento de boa qualidade. Uma boa dieta é parte importante da boa saúde.

 

2. Vacinar o animal. Animais que recebem todas as vacinas recomendadas têm menores chances de desenvolver doenças virais. Donos responsáveis vacinam seus cães.

 

3. Usar coleira com identificação e/ou microchip. Manter a identificação é importante caso seu animal se perca ou fuja. É muito importante se seu animal sofrer um acidente e um veterinário tentar lhe localizar.

 

4. O quintal e a casa devem ser seguros para o animal, livre de elementos tóxicos ou cortantes.

 

5. Oferecer sempre água limpa e fresca, o que também é essencial para a boa saúde. 

 

6.Cachorros, independente da raça, precisam ir na rua 2 vezes por dia no mínimo para manter sua saúde fisíca e mental. Uma volta com menos de 25 minutos é como se fosse nada para ele, reserve sempre um tempo diário para vocês dois. Além de trazer benefícios para a sua própria saúde, fortalece muito os laços humano animal.

 

6. Manter seu animal na guia. Cães que vagam por aí livremente correm mais risco de sofrer acidentes, seja atropelamento, brigas com outros cães, maus-tratos e morte. Mantenha seu cão na guia e a salvo!

 

7. Previna-se! Manter seu animal desverminado e livre de parasitas externos é uma característica do dono responsável.

 

8. Planeje. Donos responsáveis pensam no futuro e, assim, são capazes de oferecer cuidados médicos se seu animal tiver problemas. Seja guardando dinheiro para gastos eventuais com veterinário ou tendo um plano de saúde para o amigo peludo. Assim, pode-se dar cuidados médicos de qualidade em caso de emergência ou doença.

 

9. Dar amor e atenção diários. Bons donos dão aos seus animais amor e atenção diários e observam seu comportamento, atitude e apetite, que podem indicar problema caso haja alguma alteração.

Voltar
Premier